Início > Sem categoria > Migrando Maquinas Fisicas para Virtuais 2

Migrando Maquinas Fisicas para Virtuais 2

A VMware quer muito popularizar ainda mais (talvez nem precise mais) suas soluções de virtualização. Para tanto criou um softwar chamado VMware Converter que converte suas máquinas físicas em virtuais.

Sabe aquele servidor que você tem num canto? Instalado em um hardware que dá até medo de desligar que pode não voltar mais? Em que está instalado aquele software que ninguém sabe como instalar ou tem a mídia e ainda está em produção? É para estas máquinas que o Converter foi feito.

Apesar de o Converter funcionar muito bem, só funciona para Windows, se você quer dicas de como clonar máquinas com Linux use o tutorial do Blog de Linux.

Como usar o VMware Converter? Siga as instruções:

– Baixe o software e instale na máquina que deseja converter. Você vai precisar se registrar para pode baixar o software. Depois de instalado, reinicie o servidor caso seja solicitado.

– Execute o software que fica no Menu Iniciar, Programas, VMware, VMware Converter.

– Na tela inicial clique no botão Continue in Starter Mode:

– Clique no botão Convert Machine e será aberto um assistente para converter a máquina. Clicar em Avançar ou Next:

–  Clicar em Avançar ou Next na tela seguinte:

– Selecionar a opção Physical Machine, caso queira converter uma máquina física e clicar em Avançar ou Next:

– Clique em This local machine, para converter a máquina local. Você poderá converter máquinas diferentes da local, mas para isso terá de informar o nome da máquina e credenciais necessárias para a conversão. Clique em Avançar ou Next:

– Esta é uma tela interessante, nela é possível aumentar ou diminuir o tamanho dos discos. Diminua para aproveitar algum espaço ocioso no disco da máquina a ser convertida ou aumente caso esteja faltando espaço. É interessante criar uma disco para cada letra para facilitar o aumento do disco caso seja necessário no futuro:

– Agora é possível escolher o destino da máquina virtual, clique em Avançar ou Next:

– O destino pode ser tanto VMware Server como o VMware ESX/ESXi. Neste caso vamos escolher VMware Infrastructure Virtual Machine para podermos colocar esta máquina no VMware ESXi e clique em Avançar ou Next:

– Digite o IP, usuário e senha do servidor VMware ESXi em que deseja criar a máquina virtual e clique em Avançar ou Next:

– Digite o nome da máquina virtual e clique em Avançar ou Next:

– Escolha o host no qual deseja criar a máquina. Os usuários do ESXi podem achar esta tela estranha, mas ela é para os usuários do Virtual Center, produto pago da VMware, em que você pode ter “n” hosts para utilizar. Clique em Avançar ou Next:

– Escolha em que datastore do VMware quer colocar a máquina virtual e clique em Avançar ou Next:

– Escolha em que rede do VMware você vai conectar a máquina virtual, se não tem idéia do que eu estou falando, você só tem uma. Selecione-a e clique em Avançar ou Next:

– Está quase no final. Nesta tela selecine a opção Install VMware Tools, que é um pacote de ferramentas para o VMware ESX/ESXi se comunicar com o sistema operacional Guest e clique em Avançar ou Next:

– Acabou. Clique em Concluir ou Finish:

– Depois disso a conversão propriamente dita vai começar. Ela pode demorar de alguns minutos até algumas horas. Dependendo do tamanho dos discos, velocidade da rede, dos servidores ou dos discos. Depois de terminada, fique atento no status da conversão que deverá ser de Success.

IMPORTANTE: Por mais que a VMware insista que a conversão é segura tome as seguintes providências:

– Durante a conversão pare qualquer aplicativos que altere os dados da máquina. Se for banco de dados ou servidor de aplicação pare o serviço, se for um servidor de arquivos, desabilite os compartilhamentos. Isso evitará que dados sejam alterados depois que o servidor foi convertido.

– Deixe a máquina original disponível por 1 ou 2 semanas para ter certeza que tudo está legal. Caso contrário você pode voltar a máquina antiga.

– Ah! Não esqueça de desligar a máquina original e ligar a máquina virtual!

Categorias:Sem categoria
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: